Arquivos

Votação
 Dê uma nota para meu blog

Outros links
 UOL - O melhor conteúdo
 BOL - E-mail grátis




ARQUIVO - NO MUNDO DOS FAMOSOS
 


Entrevista Especial com JOÃO EMANUEL CARNEIRO

 

Hoje eu entrevisto aqui “No Mundo dos Famosos” o autor da nova novela das nove, “A Regra do Jogo”, que estreia hoje na tela da Globo. Meu entrevistado é um dos maiores gênios da teledramaturgia brasileira. Ele é o principal responsável por toda essa inovação que vem ocorrendo no gênero e a cada novela que escreve comprova a teoria que ele é a Janete Clair de calças dessa geração de novelistas. A “Entrevista Especial” de hoje é com o mega talentoso novelista JOÃO EMANUEL CARNEIRO.

“Acho que o fato das minhas novelas serem muito exportadas lá fora e terem feito muito sucesso aqui [no Brasil] me instiga a fazer um trabalho cada vez melhor. E, é isso que eu tenho procurado fazer!”

(João Emanuel Carneiro)

Jéfferson Balbino: João, você começou sua carreira como novelista colaborando com a nossa querida Maria Adelaide Amaral nas minisséries “A Muralha” e “Os Maias”, ambas de época. Você cogita a possibilidade de escrever uma novela de época?

João Emanuel Carneiro: Eu acho legal novela de época, mas nunca me interessei por escrever uma...

Jéfferson Balbino: Hoje estreia sua nova novela, “A Regra do Jogo”, como surgiu a idéia de escrever a nova novela das nove da TV Globo?

João Emanuel Carneiro: A história gira em torno do personagem Romero Rômulo e a idéia de fazer esse homem veio da minha mãe que faleceu há pouco tempo e que sempre me pedia para escrever a história de um santo, já que ela era muito católica.

Jéfferson Balbino: Então podemos definir o Romero, o protagonista de “A Regra do Jogo”, como um santo?

João Emanuel Carneiro: Ele é um santo torto (risos)...

Jéfferson Balbino: Todas as suas vilãs tornaram-se criaturas inesquecíveis para o Brasil inteiro, foi assim com a Bárbara de “Da Cor do Pecado”, com a Leona de “Cobras & Lagartos”, com a Flora de “A Favorita” e com a Carminha de “Avenida Brasil”. A vilã Atena, de “A Regra do Jogo”, irá por todas no ‘chinelo’ ou seguirá o mesmo nível de vilania (risos)?

João Emanuel Carneiro: Não conto (risos), vão ter que assistir e descobrir!

Jéfferson Balbino: A sua novela, assim como foi à antecessora no horário, no caso “Babilônia” terá um núcleo de personagens ambientados numa favela. Você acredita que toda novela das nove tem como missão retratar algum aspecto sociocultural?

João Emanuel Carneiro: Costumo dizer sempre que o meu compromisso é com a dramaturgia e nunca com as questões sociais.

Jéfferson Balbino: E você se inspirou em alguma comunidade carioca para criar o Morro da Macaca?

João Emanuel Carneiro: O Morro da Macaca é um morro inventado, fictício. Era um morro menor, mas confesso que foi um pouco inspirado no Vidigal.

Jéfferson Balbino: E como está sendo ter a nossa querida Amora Mautner como diretora de núcleo de sua novela?

João Emanuel Carneiro: Está sendo ótimo, pois temos uma grande sintonia.

Jéfferson Balbino: O fato de suas novelas serem as mais exportadas da história da TV Globo implica uma responsabilidade maior que força “A Regra do Jogo” superar o fenômeno que foi “Avenida Brasil”?

João Emanuel Carneiro: Acho que o fato das minhas novelas serem muito exportadas lá fora e terem feito muito sucesso aqui [no Brasil] me instiga a fazer um trabalho cada vez melhor. E, é isso que eu tenho procurado fazer!

Jéfferson Balbino: E quais surpresas o público pode esperar já nesse primeiro capítulo de “A Regra do Jogo”?

João Emanuel Carneiro: Não vou contar, vocês terão que assistir o primeiro capítulo para conferir (risos).

Jéfferson Balbino: Como você define a novela “A Regra do Jogo”?

João Emanuel Carneiro: Como uma história que mostra o limite do certo e o errado, do bem e do mal. Do até que ponto você pode estar certo ou estar errado? E isso permeando os vários personagens.

Jéfferson Balbino: Querido, obrigado por conceder essa entrevista ao “No Mundo dos Famosos”. E todo o sucesso do mundo para “A Regra do Jogo”, abraço!

 

João Emanuel Carneiro: Obrigado...



Escrito por No Mundo dos Famosos às 10h59
[] [envie esta mensagem
] []



 
  [ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]